1.437.715
Árvores plantadas
111.185.444
Rolhas recolhidas

Curso de Formação em Colheita e Processamento de Sementes de Espécies Florestais Autóctones

24.09.2021

Capa Livro - Manual Colheita Sementes

O projecto Floresta Comum produziu e distribui gratuitamente mais 1.200.000 plantas florestais autóctones, nos seus 9 anos de existência, para plantações realizadas por todo o país. Devido à crescente procura deste tipo de plantas, necessitamos de reforçar a rede voluntária de recolha de sementes florestais de espécies autóctones.

Lançamos este curso de formação direccionado a pessoas que queiram colaborar voluntariamente com o projecto, e que exerçam com frequência actividades profissionais, de voluntariado e/ou lúdicas em espaços florestais, parques naturais e da Rede Natura 2000 (por exemplo: manutenção, conservação e vigilância, sensibilização, caminhadas e passeios pedestres, trekking, BTT, etc.).

O objectivo deste curso é promover e capacitar o voluntariado no âmbito do projecto Floresta Comum através da disponibilização de informação técnica, metodologias e técnicas para que possam integrar nas suas actividades regulares a recolha e encaminhamento para processamento e conservação das sementes florestais e contribuindo para a conservação de espécies florestais autóctones, conservação da biodiversidade, recuperação de espaços naturais, adaptação e mitigação das alterações climáticas, tornando o nosso território mais resiliente, atractivo e saudável.

Este curso é gratuito mas de inscrição obrigatória e será efectuada uma selecção das candidaturas de acordo com a pertinência, motivação e compromisso com o Floresta Comum demonstrado no e-mail de inscrição. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 19 de setembro e serão confirmadas até dia 21 de setembro os candidatos escolhidos para sua frequência. Inscreva-se já descarregando o formulário de inscrição aqui e após o seu preenchimento enviar para o e-mail pedrosousa@quercus.pt.

Será emitido um certificado de participação pela UTAD a todos os participantes, permitindo que organizem ações de recolha de sementes de espécies florestais autóctones de forma autónoma no âmbito do projeto Floresta Comum e preencham as guias de recolha de sementes florestais autóctones que acompanham as mesmas e que permitem a sua certificação.

Ficha de Inscrição

Programa do Curso

Formador: Prof. João Carvalho, UTAD, Dep. Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista, Vila Real.
Local: Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Limite: 15 pessoas.
Duração: Sexta-feira (11h00 – 17h00).