647.737
Árvores plantadas
70.862.067
Rolhas recolhidas

Curso de formação em Colheita e Processamento de Sementes Florestais

01.06.2013 - 08.07.2013

O Programa de Acção de Produção de Materiais Florestais de Reprodução nos Viveiros do ICNF, prevê a produção de cerca de 8 milhões de árvores até 2017, na sua grande maioria de espécies autóctones.

Grande parte de plano destina-se a fornecer o projecto Floresta Comum, o que implica a criação de um sistema de recolha de sementes organizado a nível nacional. Para isso o projecto iniciou um plano de formação de voluntários para a criação de uma rede de colheita de sementes, controlando desta forma a origem e qualidade das mesmas.

No ano de 2013, com o apoio da UTAD, teve lugar uma primeira série de cursos, que formaram cerca de 70 voluntários, que passarão a poder assinar as guias de entrega de sementes florestais nos viveiros do Estado, e a participar de uma forma activa no funcionamento da rede.

1, 2 e 3 de junho
ou 15, 16 e 17 de junho,
ou 22, 23 e 24 de junho,
ou 6, 7 e 8 de julho

Identificação e taxonomia de espécies florestais. Noções gerais de biologia e reprodução vegetal. Tipos de frutos e sementes florestais. Principais factores da produção seminal. Aspectos a considerar na colheita – localização, características, época, métodos de colheita, rotulagem, embalagem e transporte. Proveniência da semente. Categorias e certificação de sementes. Processamento de frutos e sementes. Etapas, métodos e equipamentos de processamento. Avaliação da qualidade da semente. Aspectos gerais da conservação de sementes. Formas de conservação e factores envolvidos. Requisitos de comercialização. Legislação. Visita ao CENASEF.

Formadores: Prof. João Carvalho, UTAD, Dep. Ciências Florestais e Arquitectura Paisagista, Vila Real. Engª Goreti Pinto, ICNF – CENASEF Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – Centro Nacional de Sementes Florestais, Amarante.
Local: Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. CENASEF (manhã de segunda).
Limite: 15 pessoas.
Duração: Sábado (14h00) a Segunda (12h00).

A organização assegura a dormida dos participantes.

6x4cm (2)

Manual Colheita e Processamento de Frutos e Sementes Florestais Autóctones